É normal surgir aquela dúvida sobre qual é a melhor maneira de lidar financeiramente com a compra de um imóvel. E quando ela paira, uma das primeiras opções escolhidas pelos consumidores é recorrer ao crédito habitacional.

O financiamento imobiliário tem sido um dos principais meios utilizados por compradores para viabilizar o sonho da casa própria. Pensando nisso, disponibilizamos cinco dicas para ajudar você na hora da decisão de qual a forma mais segura para financiar seu imóvel.

1. Planejamento é essencial

Em momentos como esse, é fundamental manter a razão acima da emoção. O preço do imóvel tem de estar de acordo com a sua renda e, antes de assinar o contrato, devem ser mensurados os prós e contras de um financiamento imobiliário.

Com diversos agentes financeiros realizando este tipo de serviço, é preciso levar em conta as condições do financiamento, taxas de juros, os prazos, tempo de aprovação, entre outros pontos importantes.

Como as linhas de crédito alternam de acordo com algumas variáveis, como valor do imóvel, da entrada, quantidade de parcelas, entre outras, é fundamental traçar o estilo de imóvel que você deseja de acordo com o orçamento disponível para a aquisição.

2. Simule antes de contratar

Para ajudar você a definir qual o melhor tipo de financiamento, algumas empresas já oferecem em seus sites o serviço de simulação de crédito que proporciona ao cliente uma maneira a mais de começar a se planejar antes mesmo de iniciar o processo.

Testar as linhas de crédito e quanto será necessário que você comprove de renda para o empréstimo que está visando são algumas das vertentes possíveis de analisar em diferentes instituições.

3. Convênios facilitam a sua vida

Antes de fechar o financiamento, procure saber se o local onde você trabalha possui convênio com agentes de crédito, que podem te disponibilizar uma série de vantagens, como, por exemplo, juros mais baixos e prazos maiores para parcelamento.

4. Separe a documentação necessária e ganhe tempo

Como financiar um imóvel é um processo bastante complexo, as instituições financeiras costumam pedir uma série de documentos necessários para realizar o financiamento.

Entretanto, muitos são documentos básicos e que são necessários em diversas destas empresas. Para isso, busque se informar sobre e separar tal documentação, isso pode agilizar a liberação do financiamento.

5. O limite para o financiamento deve ser de 30% do seu orçamento

Adquirir um imóvel requer um sacrifício financeiro a longo prazo, por isso é necessário zelo e cuidado na hora de selar o negócio. Para isso, deve ser feito um levantamento de seu orçamento pessoal e familiar, para garantir que o financiamento não ultrapasse 30% dos seus gastos.

Seguindo estas dicas, você tem tudo para se planejar da melhor maneira para acertar na hora de escolher o financiamento perfeito para realizar o sonho da casa própria. Contudo, para ter o crédito aprovado é necessário seguir sete importantes etapas.