Mora em apartamento e sonha em ter um jardim em casa? Saiba como ter um jardim vertical em casa

Mora em apartamento e sonha em ter um jardim em casa? Saiba que a verticalização é uma excelente estratégia que se adapta aos diferentes tipos de ambientes, desde um pequeno vão de escada até sacadas e áreas externas. 

A técnica, também conhecida como parede verde, integra a natureza à arquitetura urbana, trazendo toda leveza e frescor das plantas para a rotina dos moradores, isso porque as plantas são ótimos isolantes térmicos e acústicos, diminuem os ruídos e combatem as temidas ilhas de calor, tão comuns nos grandes centros.

Para construir seu próprio jardim vertical, deixe a criatividade entrar em ação e leve em consideração alguns fatores importantes como: tipo de decoração, uso plantas naturais ou artificiais, processo de irrigação correto e se há ou não incidência de luz natural. 

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa e construir o seu próprio jardim vertical e nós vamos ajudá-lo com algumas dicas, anote aí:

 

Plantas

 

  • Naturais: Ideal para áreas externas, como varandas gourmets, coberturas e áreas de piscina, onde há boa incidência de luz natural. Para quem tem dificuldades em regar as plantas com frequência, existe o sistema hidropônico que faz a rega automatizada e dispensa a ação humana.  
  • Artificiais: Existem hoje no mercado plantas artificiais que são altamente resistentes e podem ser utilizadas, inclusive em ambientes abertos, pois possuem proteção UV e, portanto, não desbotam e conseguem manter seus formatos, mesmo expostas às variações das condições climáticas.

 

*As espécies que melhor se adaptam em apartamentos são: violetas, bromélias, jiboias, azaleias, pleomeles, suculentas, gérberas e antúrios.

Acessórios: O uso de vasos podem formar um grande painel, é possível mesclar essa decoração com quadros e prateleiras. Na hora de escolher este acessório é preciso ficar atento ao formato, que deve  ser adequado ao tamanho e ao peso das raízes das plantas. Os pallets também são acessórios cheios de charme para utilizar na construção do seu jardim vertical. 

Construção: Ao regar as plantas a água precisa escoar corretamente para que seu jardim vertical não seja sinônimo de bagunça e sujeira. Sugerimos que você faça uma base reforçada, antes de plantar suas mudas, obedecendo a seguinte ordem: cacos de telha, brita ou argila expandida e areia grossa. para ambientes internos, uma boa opção são os vasos autoirrigáveis. 

O próximo passo é usar uma pequena quantidade de adubo para plantar cada espécie, uma boa dica é deixar um bom espaço entre os vasos para garantir o crescimento das plantas. 

Manutenção: O cuidado com um jardim vertical é basicamente o mesmo que se deve ter com plantas avulsas, regar, adubar e podar conforme a necessidade de cada uma. 

 

Miramar News