Após a Grande Depressão de 1929 nos Estados Unidos, galpões e fábricas ficaram abandonados por NovaYork. Somente nos anos 70, devido a uma série de fatores, incluindo a densidade populacional, esses locais passaram a ser vistos como estúdios para artistas ou possíveis moradias.
Amplos, com tetos altos e paredes de tijolos, não é incomum encontrar esse conceito pelas plataformas de decoração e inspiração – até porque, o estilo industrial segue como forte tendência e continua em evolução, com a moda das paredes de cimento queimado e cores neutras, por exemplo. Ou seja, esse estilo é perfeito para quem curte uma vibe mais urbana e moderna.
Conheça alguns aspectos do conceito industrial:
Materiais naturais são chave
Quando a gente pensa em um estilo “industrial”, os materiais que vêm à cabeça são concreto, canos de metal e decoração mais artificial. Porém, cada vez mais a sociedade, preocupada com o meio ambiente, busca alternativas sustentáveis para o dia-a-dia. Na decoração de casa isso não é diferente. Até porque, o conceito industrial trabalha muito mais com reaproveitamento de materiais e redução de gastos.
Móveis feitos com madeira natural dão um aspecto “rústico moderno” que complementa o estilo mais urbano da decoração industrial e é característico dele. O acabamento em bambu de portas ou até mesmo móveis, tecidos de algodão e lã nas decorações, por exemplo, ajudam a quebrar a “dureza” do ambiente.
Plantas? Sim! Elas podem e devem fazer parte desse cenário. Espada de São Jorge (que se adapta a qualquer ambiente e dá um ótimo complemento aos mais modernos), o Cacto e a Ivy (que ajuda a trazer mais leveza ao ambiente e gosta de luminosidade) são sugestões de plantas mais resistentes, fáceis de cuidar e que conversam com o estilo industrial.
Entrada de luz e circulação de ar
Apartamentos industriais possuem teto alto e janelas grandes que facilitam a entrada da luz. No entanto, se o imóvel não possui essas características, a dica é reduzir o número de paredes – tornando o ambiente amplo.
A iluminação artificial não fica de lado. Apartamentos nesse conceito contam com trilhos de iluminação e um projeto luminotécnico bem planejado, tornando o ambiente bem iluminado. Se a iluminação natural é sua melhor amiga durante o dia, a artificial jamais vai te deixar na mão durante a noite.
Acabamentos rústicos
Paredes sem acabamento, com concreto ou tijolo expostos e vigas à vista ajudam a dar um toque acolhedor. Mas, para quem quer mudar o estilo do apartamento e não tem como fazer alterações do tipo, a dica é investir em cores neutras como o cinza, preto e branco. Tons mais escuros como o verde musgo também complementam a decoração industrial. Deixe o colorido para os detalhes.
Um elemento coringa e que está bastante em alta hoje em dia são as paredes de cimento queimado. Ele ajuda a dar o aspecto industrial ao ambiente sem fazer mudanças mais radicais.