As cores e a decoração da parede podem aumentar ou diminuir o ambiente, deixá-lo mais claro ou mais escuro e ditar o estilo do seu apartamento. Escolhê-las certas também podem ajudar a deixar o ambiente mais aconchegante, afinal, tem coisa melhor do que chegar em casa e ser acolhido pelo conforto que ela emana?
A decoração mais suave e natural, com foco em transmitir bem estar para os moradores, é uma das principais tendências de 2023 e deve continuar em 2024. Conheça mais do que vem pela frente:
Eco é pop
Além de ser uma necessidade na sociedade atual, a sustentabilidade está mais que na moda. Um exemplo é aproveitar caixas de madeira de feira para transformá-las em nichos, onde você pode colocar livros e objetos decorativos. Uma caixa com pintura colorida é uma ótima decoração para quartos infantis, enquanto o material natural, sem tinta, dá um ar mais rústico e orgânico que pode ser aproveitado na sala de estar.
Peças artesanais com texturas feitas à mão podem ajudar a complementar um estilo mais “natural”, de vínculo com a natureza.
Já materiais como madeira e pedra dão a aparência “orgânica” tanto para paredes quanto pisos. Aliados a uma pintura de tons terrosos, como caramelo, bordô, areia, coral, terracota, rosa queimado, entre outros, a moradia ganha um aspecto mais orgânico e relaxante.
Cores claras e escuras para todos os ambientes
Tons escuros são mais aconchegantes, tons mais claros são relaxantes. Por isso, não há cor inapropriada para a casa ou apartamento, mas cada tom transmite uma sensação diferente.
A cor oficial de 2024 ainda não foi revelada, mas tudo indica que o que foi tendência neste ano deve continuar no próximo: os tons neutros, desde os mais rústicos e terrosos (bege, areia, marrom) aos mais modernos (cinza claro) ajudam a criar composições com a decoração e destacá-la.
O azul foi febre na arquitetura em 2023, em todos os seus tons – os mais claros e quentes, como jeans e oceano, os pastéis e os mais escuros e frios.
Mas as cores vibrantes também têm seu espaço e podem ser adicionadas em pontos estratégicos. Em vez da parede, que pode receber tons mais claros, o legal é investir em tons mais fortes nos móveis e decoração.