A cozinha é um dos principais cômodos de um imóvel, considerada muitas vezes o coração da casa. Na hora de iniciar o planejamento desse ambiente, além de decidir o estilo de decoração, é necessário escolher entre o conceito aberto ou fechado. Ambos podem ser sofisticados e modernos, mas cada conceito atende a diferentes necessidades dos moradores.

Nos últimos anos, as cozinhas americanas, com conceito aberto, têm ganhado cada vez mais espaço. Porém, muitos ainda preferem a particularidade que o conceito fechado oferece. Para te ajudar a escolher qual o melhor tipo de cozinha para o seu lar, destacamos as principais vantagens de cada modelo:

Conceito aberto

A cozinha aberta, também conhecida como “cozinha integrada”, é interligada a outros cômodos, como a sala de jantar e de estar. Nesse formato, muitas decorações apostam em bancadas ou ilhas como divisória, e é muito utilizado em apartamentos.

Por se tratar de um ambiente sem tantas paredes ou portas, a cozinha em conceito aberto não fica isolada do resto da casa, permitindo, assim, mais interação e convivência entre os convidados e moradores. Outra característica que se destaca nesse layout é o aproveitamento de espaço e iluminação, sendo ideal para quem busca por mais amplitude e fluidez, e também para os imóveis menores e com menos cômodos.

Além de suas utilidades estratégicas e de organização, esse estilo vem muito aplicado nos projetos da última década e continua como tendência de decoração para 2022. Afinal, é um formato que permite a criação de um design elegante e moderno, promovendo um ambiente amplo, funcional, aconchegante e sofisticado.

Para quem quer aproveitar bem os espaços, ousar nas opções de móveis planejados e ter uma cozinha onde haja interação e movimento, este é o conceito ideal.

Conceito fechado

Apesar das novas tendências no mundo do design de interiores, a cozinha com conceito fechado está longe de estar “batida”. Esse modelo, conhecido como tradicional, é separado dos demais ambientes da casa, opção perfeita para aqueles que preferem uma área mais independente e restrita. Essa particularidade dá ainda mais espaço à criatividade no momento do planejamento e da decoração.

Uma das principais vantagens desse layout é que ele oferece a versatilidade necessária para quem deseja ousar e criar um visual que se destaque do restante da casa, já que a cozinha fechada não precisa seguir a iluminação, cores e pisos dos demais ambientes.

Esse tipo de projeto também é o mais indicado para quem gosta de passar bastante tempo criando na cozinha, pois permite uma melhor movimentação no cômodo. Outra vantagem é que o conceito fechado impede que o barulho e odor do preparo das refeições se espalhe por toda a casa e, com uma cozinha independente, a organização do lar não é afetada pelo momento das refeições. Além disso, esse formato favorece o uso de armários, mesas, bancadas e vários móveis que podem tornar a decoração mais moderna e funcional.

Agora que você já conhece as vantagens de cada modelo, escolha o conceito ideal para sua casa e se jogue no planejamento!