Confira as dicas de como tornar a varanda um espaço mais aconchegante no seu apartamento

Quem tem o privilégio de morar em um local com vista para o mar merece um espaço adequado para poder apreciá-la. Varandas são espaços que servem como um refúgio relaxante e um ponto de contato com a natureza em meio à cidade grande para ler um livro, tomar um café ou até mesmo meditar.

Quer saber como aproveitar este espaço da melhor forma? Confira as dicas abaixo:

Bons móveis
Sofás, poltronas, conjuntos de mesas e cadeiras – dependendo do espaço da sua varanda, ela se torna uma extensão da sala, com a vantagem da vista. Em varandas menores, opte pelo conjunto de mesa e cadeiras. Seja em um café da manhã contemplativo ou um jantar romântico a dois, ela torna o espaço intimista e aconchegante.

Porém, se você tem mais opção de espaço, dá para aproveitar e adicionar não apenas mesa e cadeiras, como uma poltrona ou, até mesmo, um sofá, para apreciar a vista com mais conforto.

Vale lembrar que o ideal é investir em móveis mais resistentes e que sejam de fácil manutenção, já que vão ficar expostos ao clima. Em sofás, bancos e poltronas, escolha tecidos próprios como acquablock e olefina, que suportam chuva e ação dos raios de sol. Os tecidos sintéticos, como couro náutico e o vinil, são mais resistentes ao desbotamento causado pelo sol.

No caso de mesas, estantes e banquetas, o alumínio é o material mais indicado por sua durabilidade. Para evitar a ferrugem, utilize pintura eletrostática (mas saiba que o método não é infalível).

Decoração

É claro que não pode deixar a decoração de lado. Este espaço é perfeito para adicionar vasos, esculturas, almofadas estampadas e mantas para o sofá, além é claro, das decorações de parede. E se sua varanda tiver janelas para fechar durante os dias de chuva, invista em um belo tapete que combina com a sua cara.

Invista no verde

As plantas são peças coringa não apenas na decoração, mas na ambientação do espaço.

Cactos são uma excelente opção por conta de sua versatilidade — se adapta bem tanto a espaços internos quanto externos. Eles podem ficar tanto no chão em vasos médios como na parede em vasos pequenos.

Outra bela opção de planta, que também é bem resistente, é a Yucca, ideal para varandas com mais espaço por conta de seu porte médio a grande. Assim como o cacto, é uma planta de baixa manutenção.

Para quem é pai de planta, não pode faltar em casa a famosa samambaia. Esta é uma espécie fácil de cultivar, porém não pode receber sol direto e não gosta de ventos – portanto, é uma opção para apartamentos cujo sol não bate diretamente e a corrente de vento não atinge a varanda.

Portanto, opte por plantas externas mais resistentes e avalie a posição delas de acordo com a localização da sua varanda no prédio.

Miramar News