A ideia de criar um refúgio dentro da própria casa parece algo bem interessante e é justamente essa a proposta ao usar flores e plantas na decoração. O contato próximo com elementos da natureza transfere ao ambiente uma sensação de bem-estar e não para por aí, algumas espécies podem ter funções relaxantes e até purificadoras.

Para melhorar a qualidade do ar, aposte em espécies como Clorofito e Lavanda; se a ideia for aumentar o ânimo invista na Espada de São Jorge; ou ainda diminua a ansiedade com Gardênia. Agora, se uma boa noite de sono é tudo que você precisa, a Babosa e o Jasmim são opções perfeitas.

É inegável o poder que todas elas têm, além de deixar qualquer cantinho muito mais alegre e divertido, com frescor e perfume na medida certa. Outro motivo para cultivar plantas e flores é que esse hábito também traz inúmeros benefícios à saúde mental, sendo um excelente exercício de meditação que demanda muita atenção e cuidado.

 Algumas dicas básicas para quem quer se jogar nesse hobby é saber se o local escolhido bate sol e em quais horários específicos, além de ser realista sobre sua disponibilidade para os cuidados, ou seja, quantas vezes por semana é possível dedicar um tempo para suas plantas e flores.

 Ao definir esses pontos é possível pensar no tipo de espécie que se encaixa a essa rotina e por isso reunimos aqui algumas opções para ajudar na sua escolha:

Marantas

Encontrada em tons de verde, rosa e roxo, essa espécie deve ser cultivada à meia-sombra, pois a incidência direta do sol pode descolorir suas folhas, além de deixá-las enroladas e secas. É recomendado manter seu solo úmido e borrifar as folhas com água em dias secos.

Antúrio

Não precisam de sol direto para se desenvolverem, um local bem iluminado, somente com luz difusa é o suficiente. Suas folhas têm formato de coração e suas flores podem ser encontradas nas cores vermelha, branca, verde, roxa ou rosa. Para a rotina de cuidados, é importante não encharcar o solo, pois suas raízes podem apodrecer.

Jiboia

É uma planta de clima tropical, acostumada a viver sob a sombra de outras plantas. Para que cresça saudável é importante um solo rico em matéria orgânica combinado com irrigações frequentes, calor e uma boa luminosidade.