A busca por uma decoração que torne o ambiente interno mais aconchegante e não tão fechado está em alta. Foi no período da pandemia que tomou forma uma tendência mais clean, que trouxe cores mais lavadas: o estilo comfy. E, mesmo após o período de isolamento social, ele continuou forte em 2022 e segue com bons planos em 2023.
No comfy (do inglês comfortable, confortável em português), como diz o nome, o conforto é prioridade. Esse estilo já era tendência na moda e, com as pessoas passando mais tempo em casa, ele passou das peças de vestuário para os móveis, cores das paredes e plantas.
Tudo é integrado ao ambiente de forma agradável e funcional. O importante é estar bem, se sentir confortável.
Para você se familiarizar um pouco mais com esse estilo, separamos algumas de suas principais características. Confira abaixo:
Sustentabilidade
A sustentabilidade está em sintonia com esse estilo. Superfícies amadeiradas visíveis, pedras claras, fibras e tecidos naturais, além de mais duradouras, ajudam a dar um ar de naturalidade ao ambiente.
Outro aspecto importante do Comfy é a iluminação e a ventilação. Janelas maiores que permitem a passagem da luz natural e espaços que permitem uma melhor circulação do ar, dão mais leveza ao ambiente e ajudam até mesmo na saúde.
Plantas
Além desses aspectos, o cultivo de plantas, até mesmo em apartamentos, está bastante em alta. Desde que seja, é claro, uma planta apropriada para ambientes internos, como a espada-de-São-Jorge e as samambaias.
Cores e formas
As cores são outro aspecto essencial do estilo Comfy, com a prevalência de tons claros, pastéis e mais “lavados”. São comuns nesse estilo o azul, verde, rosé, cinza, tons terrosos e o off-white: um “quase branco” levemente amarelado ou acinzentado.
As formas orgânicas resgatam um pouco da estética e memória afetiva dos anos 1960, com linhas e formas leves, soltas e mais confortáveis.