Comprar um imóvel é sinônimo de como investir bem seu dinheiro. Mas demanda um planejamento financeiro eficiente e muita disciplina, mesmo em um cenário de mercado em que há muitas facilidades de crédito disponíveis.

No entanto, para acelerar este processo em busca do financiamento imobiliário, é preciso seguir algumas etapas de organização de informações e documental. Confira algumas dicas importantes.

 

  1. Realizando o Cadastro Positivo, oferecido pelo Serasa Experian, os bancos e as empresas sabem que você está com seus compromissos em dia e podem lhe proporcionar empréstimos e menores taxas de juros.
  2. Abrir, ou já ter, uma conta no banco em que você fará o financiamento pode ser de suma importância para acelerar o processo. Afinal, a instituição sabe quanto entrou e saiu da sua conta e usa isso para avaliar se você tem condições de arcar com o financiamento.
  3. Deixe separada a declaração do Imposto de Renda, os holerites e o extrato bancário dos últimos três meses. Como o financiamento é uma dívida cara, você terá de comprovar que tem dinheiro para tal.
  4. Será mais fácil comprovar que você recebe tudo o que declarou depositando todo o dinheiro que ganha no banco, em especial se for autônomo ou tiver mais de uma fonte de renda.
  5. Se você é trabalhador informal, abrir uma empresa como Microempreendedor Individual (MEI) facilitará na hora de analisarem seu crédito, já que você começará a pagar Imposto de Renda.
  6. É essencial tomar cuidado nas restrições que podem ser feitas ao seu CPF. Por isso, cheque se existe dívidas a serem pagas e as regularize o quanto antes.
  7. Sites especializados em financiamento imobiliário disponibilizam um atendimento diferenciado e proporcionam facilidade na hora da troca de documentos e receber propostas de diferentes bancos.