Tornar o ambiente que se vive ou trabalha em algo sustentável pode ser mais fácil do que você imagina, atitudes simples como saber aproveitar os recursos naturais, ou ainda transformar e reutilizar alguns materiais podem garantir mais qualidade de vida para todos nós e para as gerações futuras, além de proporcionar economia e bem-estar. Confira agora cinco dicas transformadoras para quem deseja promover o bem e o respeito ao meio ambiente.

1- Economizar energia

Projetos que favorecem a luz solar são tendência nos projetos arquitetônicos mais modernos e conscientes. A incidência da luz na medida certa deixa o ambiente mais “clean”, despojado e ainda garante a redução do consumo na sua conta de luz.

Outra boa alternativa para poupar energia é fazer a substituição das tradicionais lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas luzes de LED, opção que apresenta maior durabilidade e gasta até 70% menos energia. Essa dica vale não só para a casa e o escritório, mas também para ambientes comuns em condomínios.

Ações simples também podem gerar uma boa economia no final do mês, como por exemplo: apagar as luzes quando não há ninguém no ambiente, trocar a borracha da geladeira periodicamente, usar o ar condicionado com parcimônia, deixar o chuveiro elétrico na posição “verão” sempre que possível, além de tirar eletrodomésticos e carregadores da tomada quando não utilizados.

2 – Um pouco mais de verde

Paredes e telhados verdes já são realidade em construções sustentáveis. Esse tipo de intervenção pode ser instalada no telhado ou mesmo na lateral do edifício, causando um efeito visual incrível e deixando a acústica do ambiente isolada, afastando da parte interna ruídos de alta e baixa frequência. Outro bom resultado é que a temperatura fica mais amena, uma vez que as plantas funcionam como um escudo contra o excesso de calor.

Cultivar seu próprio jardim, ou até mesmo uma hortinha, garante bem-estar para você e pra sua família, além de melhorar consideravelmente a qualidade do ar e disponibilizar temperos frescos e sem agrotóxicos ao alcance das suas mãos. Para deixar essa alternativa ainda mais sustentável, aposte na reutilização de latas, vidros e outros recipientes para cultivar suas plantas, ervas e temperos.

3 – Reaproveitamento

Ainda na onda do reaproveitamento, alguns móveis antigos podem ficar novos e cheios de estilo depois de uma boa reforma. Itens como caixotes e pallets também são extremamente versáteis e econômicos, assim aquele objeto que, muitas vezes, iria para o lixo pode ser facilmente transformado em estante, criado-mudo, mesa de centro e até base para o colchão.

Outra dica é pesquisar sobre a procedência dos materiais, existem hoje no mercado peças que foram recicladas ou reprocessadas e, assim, você evita apoiar marcas que extraem madeira de forma ilegal.

4 – Equipamentos inteligentes

A tecnologia também tem sido aliada da construção ecológica, o que garante muita sustentabilidade em apartamentos. É possível, por exemplo, aderir a equipamentos inteligentes como as torneiras com sensores.

Além de uma estética moderna, elas economizam até 70% de água e podem ser instaladas em pias de sanitários, lavabos, áreas gourmet, cozinha etc. Essas estruturas colaboram com a ideia de que a água é um bem finito e que, portanto, precisa ser consumida com moderação.

Também é viável instalar no imóvel chuveiros com acionamento automático, que interrompem o fluxo de água quando não reconhece em seus sensores a presença humana.

5 – Separe o lixo

Separar o lixo seco do úmido pode ser uma contribuição e tanto para a sustentabilidade do planeta. Esse simples gesto permite dar um destino correto a materiais que demorariam anos para se decompor no meio ambiente, como, por exemplo, plásticos, metais, papelão e vidro.

Grande parte das cidades brasileiras possui um serviço de coleta de material reciclável. Aqui em Santos a Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos) é responsável por esta ação e possui em seu site as datas de coleta seletiva em cada bairro santista, assim como informações sobre os tipos de materiais que podem ser recolhidos nesse sistema.

Reserva Brasil: o residencial que estimula atividades sustentáveis

E se você está pensando em trazer mais elementos naturais e atividades sustentáveis para seu dia a dia, o Residencial Reserva Brasil pode te ajudar nesse encontro. Como um empreendimento que traz elementos da natureza, ele traz um conceito de paisagismo que contribui na produção de atividades que gerem sustentabilidade.

No Espaço Gourmet, por exemplo, existe uma horta com temperos e ervas, de modo que o morador pode utilizá-los na preparação dos pratos; enquanto no playground, ao lado da brinquedoteca, há árvores frutíferas, como as jabuticabeiras e pitangueiras, para que as crianças vejam a alimentação dos pássaros de maneira educativa.

Para mais informações sobre o Reserva Brasil, acesse o site da Miramar Construtora.