O quarto das crianças deve ser o ambiente mais seguro da casa, além de confortável e divertido. Com a redução de espaço nos apartamentos, encaixar móveis, brinquedos e escrivaninha em um ambiente geralmente menor, pode ser um quebra-cabeça – ainda mais para quem tem dois ou mais filhos.
Por isso, confira algumas ideias para otimizar o quarto das crianças:
Camas
O segredo é aproveitar a parte de baixo – cestas ou caixas podem guardar brinquedos ou mesmo sapatos e outras roupas que não cabem no guarda-roupa. Ou, melhor ainda: armazenamento embutido na parte inferior da própria cama, com gavetas e mini-estantes para guardar livros ou miniaturas, por exemplo.
Em muitos apartamentos menores, camas beliche podem ocupar muito espaço. Uma alternativa é fazer um móvel planejado que otimize o espaço e combine com o ambiente, e no caso das crianças, quanto mais lúdico o móvel, melhor. Vale apostar em camas com subida pela escada e descida via escorregador – garantia de começar o dia de bom humor.
Parede
A melhor forma de otimizar espaço é ocupar as paredes. Por isso, no quarto das crianças, opte por nichos coloridos, ou mesmo estantes de livros embutidas, seja na vertical, horizontal, ou em formatos de outros objetos.
Escrivaninhas
A escrivaninha pode ser um móvel versátil, ou seja, adaptável aos outros móveis. Uma cama beliche comum, por exemplo, pode ter a parte de baixo substituída pela escrivaninha, o que cria um mini ambiente de “escritório”.
Como aumentar o ambiente
As cores fazem parte do ambiente infantil e ajudam a estimular a criatividade. Trabalhando-as de forma inteligente, é possível expandir o ambiente. A dica é utilizar cores em tons mais claros, que dão a impressão de um quarto maior, junto a uma mobília em madeira branca ou marrom claro.
Outra opção é acrescentar um móvel com espelho ou, então, um espelho de parede em formas mais assimétricas para dar um estilo mais lúdico. No entanto, prefira colocá-lo no quarto de crianças maiores, para evitar acidentes.