Os apartamentos de alto padrão são caracterizados por seu luxo, elegância e sofisticação, e isso se estende à escolha do tipo de piso. Existem diversos disponíveis no mercado que são adequados para apartamentos de alto padrão, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.
O piso de mármore é uma escolha popular para apartamentos deste tipo. Ele é elegante, sofisticado e oferece uma aparência luxuosa para qualquer ambiente, além de nunca sair de moda.
O mármore é um material resistente, ainda mais se bem cuidado, evitando, por exemplo, arrastar móveis sobre sua superfície. Ele é mais recomendado em ambientes com pouco trânsito, justamente para evitar arranhar a superfície, mas isso não impede que seja usado em salas de jantar, por exemplo, trazendo um ar de requinte ao ambiente.
O piso de madeira é outro tipo de piso popular para apartamentos de alto padrão. Ele traz uma sensação de aconchego e conforto para qualquer ambiente, além de ser um material resistente e que pode ser tratado para resistir a riscos e manchas. Pisos vinílicos ou laminados, que são semelhantes a alvenaria e de fácil instalação, também são boas opções.
Já o porcelanato é uma opção mais moderna. Ele tem ampla resistência à água e pode ser encontrado em uma ampla variedade de cores e padrões. Entre algumas opções de acabamento estão o porcelanato técnico, polido, acetinado, esmaltado, EXT (recomendado para áreas externas) e o natural, que imita cores e texturas de pedras naturais.
Como escolher
A escolha do piso ideal depende da preferência do morador mas, também, de sua funcionalidade. Antes de comprar, é preciso avaliar em quais ambientes o piso se adequa e, geralmente, é necessário comprar mais de um tipo de piso.
Entre os fatores a se considerar, está a resistência do material. Em cômodos com maior trânsito de pessoas, por exemplo, é recomendado o uso de um piso mais resistente.
Outros itens importantes para análise são a limpeza e até mesmo o conforto térmico. Neste caso, a escolha do piso deve ser feita de acordo com o clima da região onde a pessoa mora.
Em lugares mais frios, recomenda-se pisos que retêm mais calor, como vinílicos ou laminados, que muitas vezes possuem aparência de piso de madeira natural. Em locais mais quentes, como Santos, opta-se pelo porcelanato ou mármores, que têm superfícies mais frias e apresentam boa resistência contra as condições do litoral.
Além disso, não se esqueça que a boa impermeabilização é fundamental para esse tipo de clima. Portanto, um projeto bem feito, realizado por engenheiros e arquitetos é fundamental. E para encontrar apartamentos de alto padrão, com acabamentos de primeira linha, acesse nossos lançamentos. Clique aqui.