Em meio à cidade grande, ter um pedaço da natureza no lugar onde mora ajuda não apenas a embelezar o ambiente, como também melhorar a qualidade de vida de seus moradores. No caso de apartamentos, com o espaço limitado, a varanda ou cobertura são ótimas opções de espaço para cultivo de plantas e hortas, desde que adequadas para o ambiente.
Plantas localizadas na varanda estão mais expostas ao sol do que dentro do apartamento. Por isso, é preciso escolher os tipos de planta adequados para cada ambiente e a posição do terraço no prédio.
A seguir, confira algumas dicas de quais plantas colocar em seu próprio jardim de apartamento:
Iluminação constante
Existe um meio de definir quais tipos de planta são mais apropriadas para sua varanda. Se ela estiver voltada para a posição norte ou oeste – cuja frequência de sol é maior -, é melhor investir em plantas mais resistentes, com a Azaleia, Petúnias (uma excelente opção para dar cor ao seu jardim), Peônias, que têm um aroma adocicado, além dos famosos cacto e Espada-de-sSão-Jorge, que adoram sol direto e necessitam de pouca manutenção. Heras e Palmeiras também gostam de sol e se adaptam a diferentes ambientes. Tem dias de sol extremo e, no dia seguinte, chuva e ventos muito frios por onde você mora? O caladium é a planta certa para você.
Pouca luz
Caso sua varanda esteja virada para o leste ou sul, posições que recebem menos sol, a melhor opção são as plantas de sombra. Um exemplo é a Samambaia, que prefere ficar longe de extremos, como luz direta do sol ou ventos fortes. Outra planta, de fácil cultivo, é a Torênia que, apesar de parecer delicada, é resistente e capaz de suportar o calor forte se plantada da maneira correta.
Existe um cacto que prefere sombra também! No caso, é o Cacto Macarrão, que assim como boa parte de seus primos armazena bem a água (e por isso não precisa de tanta rega) e é resistente a ventos.
A Jiboia é uma trepadeira belíssima que cresce rapidamente e consegue suportar bem o calor – mas demanda um pouco mais de atenção, com regas duas vezes na semana.
As opções de espécies são várias, e vale a pena combinar diferentes espécies e tamanhos para criar harmonia no ambiente.